18.07.2016

Quer que desenhe? Por que comunicação é fundamental num processo de software

Com a rápida evolução da tecnologia, surgem produtos digitais que estão mudando a forma como nos relacionamos com o mundo (Olá Facebook, Uber, Tinder, Viva Real…), com isso o cenário de desenvolvimento de software e de design mudou bastante.

Se há alguns anos sistemas eram feitos sem muito apreço, por desenvolvedores que partiam diretamente para o código, sem arquitetar ou fazer rascunhos de como os softwares deveriam se comportar, hoje com a diversidade de dispositivos, isso mudou (ou ao menos deveria). As pessoas gastam cada vez mais tempo com seus preciosos dispositivos, vagando do celular para o notebook, do notebook para a smart TV, da smart TV para o desktop… A experiência que elas tem nos diferentes dispositivos com os quais interagem, deve ser igualmente prazerosa e fluida.

Queremos assistir Netflix na TV, no celular, no computador e queremos que a experiência seja igualmente prazerosa, independente do contexto, ou seja, queremos desfrutar em qualquer plataforma e ficar igualmente satisfeitos. Com isso antigas profissões se desdobraram e novas profissões surgiram ou se popularizaram. O que ontem era um Web Master, hoje é um UX Designer, um Desenvolvedore Front-End e um Interface Designer. Com essa complexidade adicional, os times de design e desenvolvimento devem se aproximar e conversar uma mesma língua para que os produtos desenvolvidos tenham qualidade e atinjam seus objetivos.

Hoje, para um aplicativo ser bem sucedido, o posicionamento de um botão, as cores, a forma como os elementos se comportam na tela e o quão fácil de usar ele é, são fatores decisivos.

Um erro de comunicação entre as equipes pode desencadear um erro no produto, prorrogação do tempo de criação de uma funcionalidade, stakeholders insatisfeitos  e muita frustração. Portanto, planejar, conversar, rascunhar, desenhar e perguntar não é nenhum demérito, é garantia de que o projeto vai sair da forma desejada.

Então se mesmo depois de várias reuniões ainda sobrar alguma dúvida, tire-a. Se em algum momento alguém perguntar:

– Quer que desenhe?

diga:

– Sim, por favor. Não existe forma melhor de prever resultados em um software do que desenhando.

 

 



comentários matidos por Disqus

Luis Felipe Lino

Design, Desenvolvimento Web, UX e cafeína.


Deseja fazer um projeto?

Nós podemos te ajudar com expertise em diversas disciplinas, seja você uma agência ou um empreendedor.

Peças gráficas, arquitetura da informação, design de interface para sites e aplicativos, código front-end de alta performance, design responsivo, integração com WordPress, projetos fotográficos e gerenciamento de redes sociais são alguns dos serviços que podemos oferecer.

Também prestamos consultoria para quem deseja melhorar resultados no meio digital. Muitas vezes uma empresa dá os primeiros passos na internet, mas não consegue alcançar seu público alvo por falta de conhecimento especializado. Podemos fazer uma análise do seu site e dos processos adotados para alcançar seu cliente, identificar falhas, para então corrigirmos e alavancar os resultados do seu negócio.

Entre em contato. Teremos prazer em atendê-lo.


(61)9970-0121

contato@pixelzero.com.br