25.04.2016
Novidades do WordPress, WordPress, WordPress 4.5

WordPress 4.5: Quais as novidades na última versão do WordPress?

A versão 4.5 do WordPress foi lançada recentemente e se chama Coleman, em homenagem ao saxofonista de jazz Coleman Hawkins. Nesse post vamos mostrar algumas das suas principais novidades. Confira:

Logo suportado nativamente

Agora de forma nativa o WordPress oferece a possibilidade de fazer o upload do seu logo em um site, sem a necessidade  da instalação de plugins ou mesmo de criar funções em um tema para que que ele suporte o upload de logos. Essa ferramenta é esperada há muito por utilizadores.

Logo suportada no core do WordPress

Edição de links inline

O WordPress tem uma série de atalhos para otimizar a criação de conteúdo. Ctrl + k por exemplo, é um atalho que permite inserir um link em uma palavra.  Antes esse atalho abria um pop-up para edição de links, que ocupava uma grande parte da tela e gerava distração.

Na edição 4.5 do WordPress, ao apertar ctrl + k, um sutil menu de edição de links se abre e a url pode ser alterada sem a necessidade de retirar as mãos do teclado.

edição de links inline

Preview responsivo na edição do tema

Agora é possível testar a versão responsiva do seu tema para WordPress diretamente do Customizer, que é a ferramenta de personalização de temas que tem no painel do WordPress.

Para testar a versão responsiva do seu site basta clicar em um dos ícones na parte inferior da tela do Customizer e visualizar seu site numa simulação do dispositivo correspondente. Os dispositivos disponíveis são smartphone, tablet, ou desktop. Vale lembrar que o teste não é feito no dispositivo em questão, portanto você tem uma visão genérica de como o seu site se comportaria em um dispositivo daquele tamanho, mas isso não substitui um teste feito diretamente em dispositivos móveis.

Preview Responsivo

Permite aos usuários logarem com e-mail

Na versão 4.5 do WordPress é possível logar com o e-mail e não somente com o nome de usuário.

Para quem gerencia mais de um site pode ser muito difícil se lembrar dos nicks utilizados para se logar em cada um deles, mas é muito comum a utilização de um único e-mail, que é mais fácil de ser memorizado.

WordPress agora permite se logar com o e-mail

Essas são as principais melhorias do WordPress no que tange a utilização por criadores de conteúdo ou usuários. Existem também alterações feitas especificamente para desenvolvedores, elas podem ser vistas no site WPBeginner ou no site oficial do WordPress.

Veja um vídeo mostrando as novidades do WordPress 4.5

Antes de mudar a sua versão do WordPress, faça um backup dos seus arquivos e banco de dados.

Tem alguma melhoria que do WordPress que foi importante ou tornou a sua experiência com a plataforma mais agradável? Então comente!

Com informações de WPBeginner e WordPress.org.



comentários matidos por Disqus

Luis Felipe Lino

Design, Desenvolvimento Web, UX e cafeína.


Deseja fazer um projeto?

Nós podemos te ajudar com expertise em diversas disciplinas, seja você uma agência ou um empreendedor.

Peças gráficas, arquitetura da informação, design de interface para sites e aplicativos, código front-end de alta performance, design responsivo, integração com WordPress, projetos fotográficos e gerenciamento de redes sociais são alguns dos serviços que podemos oferecer.

Também prestamos consultoria para quem deseja melhorar resultados no meio digital. Muitas vezes uma empresa dá os primeiros passos na internet, mas não consegue alcançar seu público alvo por falta de conhecimento especializado. Podemos fazer uma análise do seu site e dos processos adotados para alcançar seu cliente, identificar falhas, para então corrigirmos e alavancar os resultados do seu negócio.

Entre em contato. Teremos prazer em atendê-lo.


(61)9970-0121

contato@pixelzero.com.br